Com mais de 7 mil visualizações, as lives da campanha Setembro Verde Esperança – promovida pelo Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros (IPCSF), em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e demais entidades – foram um sucesso. A iniciativa teve como objetivo conscientizar e aprimorar ainda mais a atenção ao recém-nascido na prevenção e abordagem da asfixia perinatal.
“Essa campanha é de fundamental importância para todos nós pediatras, pois, no mundo, estudos epidemiológicos indicam que a asfixia perinatal atinge mais de 1,1 milhão de bebês todos os anos. Essa condição ocupa a terceira causa de morte neonatal, 23% da mortalidade de recém-nascidos, além de ser a principal causa de lesão cerebral permanente em bebês nascidos a termo”, destaca a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.
As sessões on-line foram realizadas durante o mês de setembro e abordaram os temas “Atenção às crianças com deficiência e paralisia cerebral decorrentes de asfixia perinatal”; “Asfixia perinatal: um grave problema de saúde pública”; “O Programa Nascimento Seguro e o Minuto de Ouro”; “A importância do cuidado na unidade neonatal”; e “Seguimento pós-alta hospitalar”.
ESPECIALISTAS – Cada transmissão contou com nomes representativos da pediatria. Além da própria presidente da SBP, construíram para a ação os membros do Departamento Científico de Neonatologia da SBP, dra. Maria Albertina Santiago Rego (presidente), dra. Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck (secretária), dra Leila Denise Cesário Pereira e do IPCSF dr Gabriel Variane.
Participaram também as coordenadoras do Programa de Reanimação Neonatal da SBP, dra Ruth Guisburg e dra Maria Fernanda Almeida Branco, dr Renato Procianoy e dra Rita de Cássia Silveira, membros do DC de Neonatologia, dra Magda Lahorgue Nunes presidente do departamento científico de Neurologia, dra Liubiana Arantes de Araújo, presidente do DC de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento.
Também compuseram o rol de especialistas o presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), dr. Mário Santoro Júnior; além de outros participantes de instituições como a AACD, Instituto Jô Clemente, Ministério da Saúde, Microsoft Brasil, Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil e Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação.
Todas as lives estão disponíveis para os associados no site da SBP e podem ser vistas aqui.
Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05Particularidades do cuidado paliativo neonatal são debatidas em ú...
15/01/2025 , 15:45PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53