Teatro e Coral da ABP fazem a alegria de crianças em hospitais

    As crianças do Grupo de Teatro com a diretora Marília Martins, no Prontobaby Mais paz nos corações”, diz a canção de Ivan Lins. “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”, exige o hino. Essas foram algumas das mensagens de Natal que as crianças do Coral e do Grupo de Teatro organizados pela Academia …

   

As crianças do Grupo de Teatro com a diretora Marília Martins, no Prontobaby

Mais paz nos corações”, diz a canção de Ivan Lins. “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”, exige o hino. Essas foram algumas das mensagens de Natal que as crianças do Coral e do Grupo de Teatro organizados pela Academia Brasileira de Pediatria, da SBP, levaram, nos dias 19 e 20 de dezembro, aos pequenos pacientes do Prontobaby e do Hospital Municipal Jesus, no Rio de Janeiro. “Começamos montando juntos um presépio”, conta o dr. Dias Rego, coordenador do Coral, sobre a primeira apresentação, que contou também com a participação do Coral de adultos Tijucanto. Pais, crianças, funcionários do hospital aceitaram o convite e cada um foi colocando os personagens, ouvindo sobre seu significado: “o boi e a vaquinha dispostos a aquecer aquele que vai nascer”, José, Maria, o Menino Jesus, “que o sentimento de solidariedade, representado pelos pastores, não falte em nós, nos outros dias do ano”, desejou o acadêmico, com a concordância de todos. “Foi muito bonito”, comenta a maestrina Alice Sena.


Coral com a maestrina Alice (no teclado), no Hospital Jesus

 

No dia seguinte, a emoção também tomou conta do Jesus – “um exemplo de hospital público, dedicado a fazer o seu trabalho com amor, combinando ciência e humanismo, como deve ser”, salienta o dr. Reinaldo Martins, coordenador do Grupo de Teatro, lembrando também um dos fundadores da instituição, o dr. Athayde Fonseca, “um dos patriarcas da pediatria brasileira”. A peça intitulada “Liberdade” e com texto dos integrantes do grupo, apresenta personagens históricos como Nelson Mandela, Martin Luther King, Zumbi dos Palmares e Anne Frank, e inclui a poesia de Cecília Meireles, informa a diretora Marília Martins. “Foi tudo muito bom mesmo, uma maravilha”, garante José Roberto Barbosa de Almeida, pai de Sara Ferreira Barbosa, de cinco anos, com a filha no colo. “Nosso convite foi aceito de imediato”, ressalta a médica Elizabeth Parente, da direção do Jesus. “Vimos fazendo visitas a instituições hospitalares que atendem crianças há algum tempo”, lembra o dr. Dias Rego. “Sempre que possível, atenderemos os pedidos, é uma alegria para nós”, garante o dr. Reinaldo.

 


Grupo de Teatro no Prontobaby com dr. Dias Rego e o quadro com o presépio

 


Drs. Reinaldo Martins a e Elizabeth Parente, com Marília ao lado

 


Sara e o pai José Roberto Barbosa