Telemedicina e COVID-19: SBP promoverá live para orientar os pediatras acerca do tema

Na próxima quinta-feira (9), às 19h, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Danone Nutricia, promoverá uma live na página da instituição no Facebook e em seu canal no Youtube, abordando a telemedicina em tempos do novo coronavírus (COVID-19). Na ocasião, estarão à disposição dos internautas a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva; o 1º vice-presidente, dr. Clóvis Constantino; e o diretor de Defesa Profissional, dr.  Fábio Guerra.

CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DO FACEBOOK DA SBP

ACESSE AQUI O CANAL DO YOUTUBE DA INSTITUIÇÃO

A presidente da entidade reforça que é importante a participação de todos os pediatras, para que conheçam as normativas acerca do assunto, uma vez que a prática da telemedicina implica na segurança do profissional e também dos pacientes. "É muito importante os profissionais participem da live e tirem suas dúvidas, para que possam exercer de forma segura a profissão nesse momento. A diretoria da SBP está trabalhando para que, em pouco tempo, os pediatras possam dominar essa tecnologia", enfatiza dra. Luciana.

Segundo dr. Clóvis Constantino, o principal objetivo dessa interação é informar aos pediatras o que é exatamente a telemedicina, seus conceitos e objetivos. "Queremos explicar como ela pode ser utilizada no cotidiano do pediatra, em especial nesse momento de emergência sanitária internacional que estamos vivendo. Os pediatras são fundamentais no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes. O contato continuo, que dura desde o nascimento até o final da adolescência não deve ser interrompido", explica.

ORIENTAÇÕES – Recentemente, a SBP publicou recomendações para o atendimento dos pacientes por meio de ferramentas de tecnologia à distância. A publicação ressalta que a utilização da telemedicina deve ser feita de forma excepcional, como meio de evitar o trânsito de pessoas e de oferecer assistência a pacientes em situação de isolamento social, conforme preconizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Ministério da Saúde.

CONFIRA AQUI AS ORIENTAÇÕES DA INSTITUIÇÃO

Confira todas as orientações da SBP sobre a COVID-19 em https://www.sbp.com.br/especiais/covid-19/