Trabalho multidisciplinar e multiprofissional são destacados na abertura do 26º Congresso Brasileiro de Perinatologia

A importância da multidisciplinaridade e da multiprofissionalidade para os recém-nascidos foram destacadas pelo presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clóvis Francisco Constantino, durante a solenidade de abertura do 26º Congresso Brasileiro de Perinatologia, em Florianópolis (SC). “Num trabalho como a neonatologia, a multidisciplinaridade e a multiprofissionalidade são fundamentais para a segurança dos nossos recém-nascidos e nós conseguimos representar isso neste Congresso”, reforçou.

Em sua fala, dr. Clóvis apresentou um resumo das ações do atual grupo gestor da SBP nos últimos 18 meses, cujas decisões colegiadas refletiram em 55 reuniões da diretoria executiva nesse período. “Um exército de colegas que participam desta gestão e de todas as gestões fazem com que a nossa instituição caminhe de uma forma que possa honrar os pediatras brasileiros, que possa honrar as crianças, os adolescentes e os recém-nascidos de uma maneira geral”, destacou.

A presidente da Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), dra. Nilza Perin, disse que é uma honra poder acolher um evento de tamanha importância ao reunir neonatologistas e toda equipe multiprofissional envolvida na assistência perinatal. “É muito bom compartilhar conhecimento para qualificação da assistência perinatal em benefício das crianças de toda a nação brasileira. Neste dia tão especial, com uma programação preparada com todo o cuidado e carinho, registramos a nossa felicidade em poder vivenciar o resgate deste congresso de forma presencial”, pontuou.

Presidente do Congresso, a dra. Leila Denise Cesário Pereira, também celebrou a retomada dos eventos presenciais e disse que o comprometimento e a dedicação foram cruciais para o sucesso desta edição. “O tema central é o cuidado integrado com a família, desde o pré-natal e durante todo o percurso da assistência ao recém-nascido de alto risco. Com base nas evidências de que esta estratégia é imprescindível e determinante para obtenção de melhores desfechos”, evidenciou.

A presidente da Comissão Científica e presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SBP, dra. Lícia Moreira, falou sobre a evolução desta área de atuação nos últimos 50 anos, com maior conhecimento da fisiopatologia nessa faixa etária, melhor capacitação dos profissionais de saúde e o progressivo e crescente desenvolvimento da tecnologia. “A mortalidade infantil vem diminuindo, ainda lentamente. O Brasil tem procurado acompanhar e melhorar a saúde pré-natal, mas o desafio é enorme. Somos um país continental, com grandes diferenças socioeconomicas e culturais”, frisou.

Também compuseram a mesa solene a dra. Lilian Sadeck, diretora de Cursos e Eventos da SBP e secretária do Departamento Científico de Neonatologia da SBP; dra. Lissandra da Silva Mafra Andújar, vice-presidente da Comissão Científica do Congresso e presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SCP; e o dr. Remaclo Fischer Júnior, presidente de honra do evento.

PRÊMIO NICOLA ALBANO – Como parte da programação do 26º Congresso Brasileiro de Perinatologia, aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Nicola Albano, que condecorou os três melhores trabalhos científicos enviados ao evento. A honraria é concedida pela UTI Neonatal Nicola Albano, localizada nas cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé, no estado do Rio de Janeiro.

Foram recebidos 566 trabalhos, todos analisados criteriosamente por uma banca avaliadora. O primeiro lugar foi concedido ao artigo “Resultados de um programa de melhoria contínua da qualidade em uma UTI Neonatal Pública Universitária em 8 anos”, da autora dra. Marina Barros.

A segunda posição foi para “Janela de oportunidade: a prática do clampeamento de cordão em centros universitários públicos brasileiros em prematuros de muito baixo peso com boa vitalidade ao nascer”, com autoria da dra. Ruth Guinsburg.

Já em terceiro colocado, foi selecionado “O impacto da sepse tardia na mortalidade de prematuros de muito baixo peso – estudo multicêntrico", cuja autora é Maria Regina Bentlin.

A menção honrosa foi para "Influência do paladar e do olfato na hemodinâmica cerebral dos recém-nascidos", da autora Mariana de Barros Lima Barbosa.