O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) tem intensificado sua atuação, no intuito de reduzir as atuais taxas de mortalidade infantil no País. Durante o mês de março, médicos e residentes de Pediatria receberam capacitação na sede da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), em Fortaleza (CE). O curso teve como objetivo qualificar os especialistas em técnicas de ressuscitação em sala de parto para recém-nascidos com idade gestacional igual ou superior a 34 semanas.
Na ocasião, as aulas teóricas e práticas foram ministradas pelas instrutoras do PRN-SBP, dra. Maria Sidneuma Melo Ventura, dra. Faraday Sousa Neves e dra. Goretti Policarpo Barreto. Com duração de aproximadamente oito horas, o curso apresentou os passos iniciais de ressuscitação, aspectos sobre a ventilação com balão e máscara, intubação, massagem cardíaca e medicações.
De acordo com a dra. Maria Sidneuma, o treinamento é importância para garantir que o recém-nascido tenha uma assistência adequada, caso aconteçam problemas durante o parto. “Logo no primeiro minuto de vida, a criança precisa preencher o pulmão com ar e, de forma autônoma, fazer o sangue circular por todo o corpo. Se houver alguma intercorrência nesse processo, é preciso que haja na sala de parto um profissional que saiba as manobras de ressuscitação para intervir nesses primeiros 60 segundos”, informa a instrutora.
MATO GROSSO – Também em março, foi a vez do PRN-SBP realizar a capacitação de médicos no auditório do Hospital Infantil e Maternidade Femina, em Cuiabá (MT). Na ocasião, foram habilitados outros 16 profissionais no curso destinado a ressuscitação de prematuros. Todos os participantes obtiveram aprovação. As aulas foram ministradas pela dra. Sandra Monteiro, dra. Amanda Cardoso, dra. Gisele Couto e dra. Mônica Nochi, instrutoras locais do Programa.
RONDÔNIA – Em Porto Velho (RO), também ocorreu a qualificação de profissionais de saúde em reanimação neonatal no Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Base Ary Pinheiro, no mês de fevereiro. Foram treinados funcionários da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, do Centro Obstétrico e da Maternidade da instituição. As aulas foram conduzidas pelas instrutoras do PRN-SBP, dra. Telma Ferreira, dra. Andrea Malaquias e dra. Eliane Negraes.
“O objetivo principal das qualificações é melhorar a qualidade da assistência para reduzir os atuais índices de mortalidade e morbidades neonatais. Sem treinamento, até é possível realizar a reanimação e salvar a vida da criança. Mas dificilmente serão evitadas sequelas neurológicas”, explica a dra. Eliane.
PRÓXIMOS CURSOS – Para abril, está prevista a realização de outros dois cursos de reanimação neonatal destinados a médicos, profissionais de saúde e residentes de Ginecologia e Obstetrícia, na Maternidade Municipal Mãe Esperança, em Porto Velho (RO). Para mais informações sobre o Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, acesse o site.
Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05Particularidades do cuidado paliativo neonatal são debatidas em ú...
15/01/2025 , 15:45PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53