UFSJ realiza I Simpósio Interdisciplinar de Aleitamento Materno, em Minas Gerais

Com o objetivo de debater as questões mais preponderantes ao aleitamento materno, a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) promoveu o I Simpósio Interdisciplinar de Amamentação, em Minas Gerais. A palestra de abertura foi ministrada pelo Diretor de Ensino e Pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Joel Alves Lamounier, ao lado da enfermeira neonatal, Melícia Magalhães.

Segundo o dr. Joel, o foco das aulas foi a relação entre o aleitamento materno e a prematuridade numa perspectiva interdisciplinar. “O curso teve dois objetivos primordiais: divulgar entre os diversos profissionais de saúde a importância da amamentação como principal fator para a diminuição dos índices de mortalidade infantil e aumentar a captação de doadoras de leite humano para a nossa agência de coleta”, explica.

Com carga horária de oito horas, o curso contou com 80 participantes, dentre os quais estavam presentes estudantes de Medicina e Enfermagem, médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e residentes de diferentes especialidades.

Os temas debatidos versaram sobre o fluxo de atendimento e o incentivo ao aleitamento materno após alta hospitalar; as políticas públicas e direitos legais para as mães de prematuros; o desafio na captação de doadoras de leite humano e sua importância para prevenção de mortalidade em prematuros; entre outros.

“A amamentação é imprescindível para as nossas crianças, que devem receber de forma exclusiva o leite materno durante os seis primeiros meses de vida. Por isso, atualmente celebramos o Agosto Dourado, mês inteiramente dedicado à amamentação no Brasil, que é uma oportunidade de reforçar a importância desse ato e os seus benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, não só no período em que a criança é amamentada, mas para toda a vida”, enfatiza dr. Joel.

O evento foi organizado por membros do corpo docente e discente do curso de graduação da Faculdade de Medicina da UFSJ e realizado no último dia 22 de agosto, no Centro de Estudos da Santa Casa de Misericórdia de São João Del Rei.