União entre SBP e Filiadas é nossa prioridade, destaca presidente da SBP durante abertura do CAPCO 2022

A união entre a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e suas Filiadas é fundamental para construir um trabalho coeso e participativo, com ganhos efetivos para todos. Com essa convicção, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, abriu a sexta edição do Congresso de Atualização em Pediatria do Centro Oeste (CAPCO), promovida pela Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul (SPMS). Para ele, o evento proporcionou atualização científica, produção de conhecimento e promoção da saúde e do bem-estar de crianças e adolescentes brasileiros. 

“Na cerimônia de posse desta gestão, realizada no final de maio, no Rio de Janeiro, dissemos que nossa forma de agir nesses três anos seria sempre em absoluta comunhão e composição com as 27 filiadas brasileiras. Tanto é que adotamos um slogan que é ‘SBP & Filiadas’. Portanto, temos que capitalizar as ações da SBP e participar da ponta de onde estão os pediatras e os pacientes”, salientou o presidente. 

Segundo ele, a pediatria é uma das 55 especialidades médicas reconhecidas no Brasil e que, há 112 anos, é representada pela SBP. “Somos a maior sociedade de especialidade médica científica do País, com 27 sociedades filiadas, 25 mil associados, e uma das cinco maiores do planeta. Portanto, temos uma responsabilidade muito grande ao lidar com temas que dizem respeito ao pediatra, que necessita se atualizar não somente do ponto de vista científico, mas também humanístico e ético. Os recém-nascidos, crianças e adolescentes brasileiros precisam da nossa atualização, e por esta razão estamos nesta nova edição do CAPCO”, realçou. 

QUALIDADE CIENTÍFICA – Na oportunidade, dr. Clóvis parabenizou os organizadores pela qualidade do programa científico e agradeceu ao trabalho desempenhado pelo presidente do Congresso, dr. Rubens Trombini Garcia, e a presidente da Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul, dra. Carmen Lúcia de Almeida Santos. Lembrou ainda da atuação destacada das presidentes das Filiadas do Distrito Federal, dra. Renata Belém Pessoa de Melo Seixas, e da Matogrossense, dra. Paula Helena de Almeida Gattass Bumlai. 

“Ficamos bastante felizes com o resultado do evento, que foi muito elogiado pelos participantes, sobretudo pela qualidade do programa científico e pela interação entre os especialistas”, disse a dra. Carmen Lúcia. Para ela, a contribuição do evento para os pediatras do Centro-Oeste foi fundamental. Aliás, disse, uma das funções das Filiadas da SBP “é promover a troca de experiências por meio de eventos como este e levar conhecimento ao pediatra, que às vezes não consegue sair da sua cidade para acompanhar um encontro científico”. 

O CAPCO 2022 teve na programação exposições sobre alimentação saudável; transtorno do espectro autista (TEA); hipertensão arterial na infância e adolescência; defesa profissional; dependência química em álcool e outras drogas; doenças cardiológicas na infância; síndrome da fadiga crônica em adolescentes; entre outros. Também contou com debate a respeito das vacinas com abordagens sobre dengue, febre amarela, covid-19 e doenças pneumocócicas e cursos contemplando as temáticas da reumatologia, radiologia e dermatologia.