Qualificar os pediatras para os padrões internacionais de crescimento pós-natal de pré-termos desenvolvidos no Estudo Intergrowth-21 é o objetivo da Universidade de Oxford, que oferece dois cursos online gratuitos sobre o tema. A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria e de instituições parceiras como a Maternal Health Task Force (MHTF), Harvard School of Public Health, Oxford Maternal & Perinatal Health Institute (OMPHI), The Global Health Network (TGHN) e Geneva Foundation for Medical Education and Research (GFMER).
De acordo coma dra. Maria Albertina Santiago, do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a prematuridade é a principal causa de complicações e mortes de crianças nos primeiros cinco anos de vida. “Grande parte das morbidades e mortes decorrentes da prematuridade são potencialmente preveníveis. O Brasil está entre os dez primeiros países em carga de doenças atribuíveis à prematuridade”, alerta.
CURSOS – O primeiro curso, que leva o título de “Práticas alimentares e monitoramento do crescimento do pré-termo”, é interativo e está disponível nas línguas espanhola, inglesa, russa e portuguesa. Sua última versão foi adaptada por especialistas do DC de Neonatologia da SBP vinculados à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Dividido em três módulos, o curso apresenta os temas “O contexto do nascimento do pré-termo”; “Desenvolvimento do sistema gastrointestinal do recém-nascido pré-termo”; e Práticas alimentares recomendas no cuidado nutricional aos recém-nascidos pré-termos”.
Neles, são discutidos os aspectos epidemiológicos da prematuridade; nutrição e práticas nutricionais para o ótimo crescimento do pré-termo; e ferramentas clínicas do monitoramento do crescimento pós-natal do pré-termo.
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A outra capacitação, o “Intergrowth-21st sobre monitoramento materno, fetal e do recém-nascido”, também conta com um ambiente interativo de aprendizagem e tem como objetivo capacitar os especialistas em técnicas de medidas sistematizados de pesos, comprimentos e perímetros cranianos. É dividido em três módulos: “Avaliação das dimensões do recém-nascido por antropometria”; “Ganho de peso materno e dimensões antropométricas”; e “Monitorando o crescimento fetal por ultrassonografia”.
Até o momento, estão disponíveis versões em espanhol e em português apenas no primeiro módulo, e em inglês nos módulos 1 e 2. Ao concluir os cursos, são aplicadas avaliações de conhecimentos e os especialistas que obtiverem 80% ou mais de respostas corretas receberão um certificado de participação.
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ESTRATÉGIA – Para a dra. Albertina, a melhoria da qualidade da assistência ao pré-termo é primordial e, por isso, ela se coloca à disposição para discutir em reuniões técnicas regionais o desenvolvimento dessa estratégia educacional, sob a coordenação técnica da Universidade de Oxford. “As filiadas da SBP podem se articular, por exemplo, para reunir os interessados em cada um dos estados. Será um prazer ajudar a levar esse conhecimento para todo o País”, disse.
O objetivo da SBP é contribuir para a formação de uma comunidade científica online de profissionais de unidades de referência em atenção perinatal, como estratégia de sensibilização para a importância do problema.
DOCUMENTOS – Em 2017, a SBP disponibilizou o documento cientifico: “Prevenção da Prematuridade: uma responsabilidade da Gestão e da Assistência”, onde foram levantadas estratégias fundamentais de prevenção ao nível da gestão e abordagem clínica da prematuridade na rede de atenção à saúde da gestante e recém-nascido.
Tendo em vista que a falta de consenso e a variedade de metodologias no monitoramento de recém-nascidos pré-termos (RNPT) representam um desafio para os pediatras no atendimento a bebês prematuros, o Departamento também publicou o documento “Monitoramento do crescimento de RN pré-termos”.
Outra iniciativa da entidade foi o lançamento da campanha Nascimento Seguro, em abril de 2018, marco do programa da SBP, de estratégias para garantir os direitos universais da criança desde a gestação, integrando ao parto e nascimento, e período neonatal, infantil e adolescente.
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