“Vacinação contra a Influenza durante a pandemia” é tema de nova live da SBP

Para alertar os pediatras e sociedade em geral sobre a importância da campanha de vacinação contra o vírus Influenza, que tem início neste mês em todo o País, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoveu o webinar Vacinas contra a influenza durante a pandemia”. O evento foi moderado pelo presidente do Departamento Científico (DC) de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri; e contou com a participação dos drs. Tânia Petraglia e José Geraldo Leite Ribeiro, secretária do DC de Imunizações e professor da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana em Minas Gerais, respectivamente.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA

O evento foi iniciado com a apresentação “Impacto da pandemia nas coberturas vacinais”, conduzida pelo dr. Kfouri. Um dos pontos abordados foi a recusa de parcela da população em se vacinar, mesmo com todos os benefícios que o ato proporciona; o aumento da expectativa de vida dos brasileiros; e a erradicação e controle de doenças como varíola, pólio e rubéola. “A desinformação deixa muitos brasileiros hesitantes em se vacinar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse é um dos dez maiores problemas a serem enfrentados na década”, explicou o especialista.

Além disso, o presidente do DC de Imunizações explicou como as coberturas vacinais caíram no ano passado, em decorrência da pandemia de covid-19. “Houve uma preocupação de nós termos, a partir do coronavírus, mais uma onda de doenças evitáveis e imunopreveníveis em decorrência da queda da imunização”, pontuou. Ele também destacou as consequências desse cenário para a saúde pública, com o aumento de casos de poliomielite, sarampo, difteria e febre amarela.

Já na palestra “Epidemiologia da Influenza no Brasil”, a dra. Tânia apresentou os índices de morbimortalidade da doença na faixa etária pediátrica. Em sua fala, ela também abordou a carga da doença nesse público, além dos fatores de risco e o boletim epidemiológico nos últimos dois anos. “A carga da doença Influenza é muito mais marcante nas crianças e adolescentes, do que a sua contribuição para covid-19. Considero essas diferenças extremamente importantes para analisarmos o retorno escolar e a responsabilidade que o pediatra tem em estimular a vacinação”, explicou a especialista.

“Importância das vacinas Influenza em pediatria” foi a última exposição do webinar, ministrada pelo epidemiologista dr. José Geraldo. Na oportunidade, ele destacou que a vacinação contra Influenza confere proteção direta e indireta às crianças, que são a principal fonte de infecção para os familiares. O especialista também pontuou que a doença tem um grande impacto nos serviços de saúde – com o aumento de hospitalizações e consultas; causa o uso inapropriado de antibióticos; e que creches, escolas, acampamentos e festas oferecem maior risco de contágio, já que há maior circulação da faixa pediátrica nesses espaços.