“Neste processo de construção coletiva, entre sucessos, percalços e críticas, que os programas de vacinação vêm se fortalecendo e se aperfeiçoando em todo o mundo. Não há intervenção médica de melhor relação custo-benefício do que as vacinações, e o programa de imunizações do Brasil é justo motivo de orgulho, pelos imensos benefícios que tem gerado, sem qualquer restrição de acesso a ricos ou pobres”. Estas são algumas das conclusões de artigo produzido pelo dr Reinaldo de Menezes Martins, membro da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e consultor científico de Bio-Manguinhos/Fiocruz, em artigo no qual tece considerações relevantes sobre a eficácia das vacinas no País e no mundo.
No texto “Vacinólogos e antivacinólogos”, o autor cita as resistências que, historicamente, acompanham esse método de prevenção de doenças e aponta os ganhos auferidos com o processo, dos pontos de vista individual e coletivo, e a preocupação constante com a qualidade do que é oferecido à população. Os argumentos respondem às críticas de militantes de grupos antivacinação que têm defendido que pais não levem seus filhos aos postos de saúde para tomar as doses alegando uma série de problemas, como exposição a efeitos adversos ou composição desconhecida das vacinas.
POLÊMICA - “É preciso tomar cuidado para não polemizar com os grupos anti-vacina, pois isso acaba por conferir credibilidade a acusações absurdas. O esclarecimento público é essencial, e principalmente os meios de comunicação de massa, os profissionais de saúde e de educação precisam estar bem informados, de forma transparente”, alerta dr Reinaldo de Menezes Martins.
Na avaliação da presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra Luciana Rodrigues Silva, a reflexão feita pelo membro da ABP e consultor de Bio-Manguinhos/Fiocruz é pertinente e oportuna. Segundo ela, a SBP reconhece a importância das campanhas de vacinação e de que exista uma alta adesão por parte de pacientes, com o apoio de seus familiares. Por isso, lembra, a entidade tem procurado informar melhor a população e os próprios profissionais da saúde sobre as vantagens da abordagem.
INFORMAÇÃO - Para alcançar esse público, a SBP tem utilizado espaço nos grandes veículos de comunicação. Recentemente, diretores da entidade atenderam convites para entrevistas com o objetivo de reduzir estragos causados por boatos ou atitudes inadequadas de alguns indivíduos ou grupos organizados contrários a essa medida de prevenção.
Por exemplo, o 1º vice-presidente da SBP, dr Clóvis Francisco Constantino, colaborou com reportagem exibida no Jornal da Band (TV Bandeirantes) no dia 23 (terça-feira). Por sua vez, o secretário-geral da SBP, dr Sidnei Ferreira, gravou participação no programa Diálogo Brasil (TV Brasil), e também gravou depoimentos, abordando mitos e verdades sobre a vacinação e seus efeitos para a sociedade, para o canal do Palácio do Planalto no Facebook. Além deles, dra Luciana Rodrigbues Silva fez a defesa da vacinação em entrevista recente à Folha de São Paulo, que foi reproduzida em vários jornais e sites do Brasil.
ASSISTA À ÍNTEGRA DA REPORTAGEM DO JORNAL DA BAND
CONFIRA A PÁGINA DO PROGRAMA DIÁLOGO BRASIL
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06