O cumprimento das propostas de campanha da atual gestão da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por meio da promoção de ações em prol dos pediatras e da saúde das crianças e adolescentes brasileiros, é um dos grandes destaques da entidade, nesses dois últimos.
A avaliação é do 1º secretário da SBP, dr. Cláudio Hoineff, para quem a ênfase na produção e na difusão de conhecimentos científicos é de extrema importância para que ocorra a defesa dos interesses da pediatria e dos profissionais. “A valorização do pediatra está intrinsecamente ligada à defesa do melhor atendimento às crianças e adolescentes”, comenta.
Ao SBP Notícias, dr. Cláudio fala ainda sobre as ações realizadas pela SBP no período recente, sobre como a entidade tem se relacionado com os profissionais e seus desafios para 2018.
Leia abaixo a íntegra da entrevista.
SBP Notícias – Como o senhor avalia a atuação da SBP nesses últimos dois anos?
Dr. Cláudio Hoineff – A gestão nos últimos dois anos tem rigorosamente cumprido todas as propostas colocadas durante a campanha. Houve um incremento imenso na produção científica e isso é uma conquista fenomenal. Nesse sentido, uma das funções da entidade é colocar a parte científica como prioridade. E temos feito isso de forma ampla. Além disso, há incentivo para a participação em eventos com o congelamento das taxas do congresso e a manutenção da anuidade.
SBP Notícias – O que tem mudado na relação da entidade com os pediatras, com as outras entidades e com as autoridades?
Dr. Cláudio Hoineff – Cada vez mais, a SBP tem feito campanhas de interesse público, como a cobrança junto ao Ministério Público Federal (MPF) pedindo ações contra as músicas e outros produtos culturais que fazem apologia ao estupro e o estimulam o consumo precoce de álcool e drogas, por exemplo. Além disso, há um enorme envolvimento em ações em prol da valorização do profissional, por meio de atividades sociais, políticas e profissionais. É possível perceber isso com o lançamento do Manifesto em Defesa das Crianças e Adolescentes e da Carta de Fortaleza, lançada em novembro com a síntese dos pleitos de 35 mil profissionais, que discutiram vários temas de sua preocupação durante o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), ocorrido em outubro, em Fortaleza (CE).
SBP Notícias – Na sua avaliação, como a SBP pode contribuir para que as crianças e os adolescentes tenham uma melhor atenção aos seus interesses?
Dr. Cláudio Hoineff – Exatamente da forma como está fazendo. Com a primorosa atuação nas áreas já citadas anteriormente: seja a científica, social ou política. Assim, a SBP vai ajudar toda a pediatria do Brasil. Ao valorizar o pediatra, a entidade está ajudando na questão da defesa dos interesses das crianças e adolescentes visando um melhor atendimento.
SBP Notícias – O Brasil tem 35 mil pediatras, mas nem todos são filiados à SBP. Essa adesão à sociedade fortaleceria pleitos específicos de quem atua na área? Por quê?
Dr. Cláudio Hoineff – Claro! Já tivemos um ganho no nosso quadro de associados desde o início da atual gestão. A SBP depende dos pediatras, pois é feita para eles. O caminho é mostrar aos especialistas, que estão investindo em uma entidade que os representa profissionalmente e que os educa cientificamente. Assim, na medida em que os pediatras não associados tomem conhecimento das ações promovidas pela entidade e, em algum momento certamente ficarão cientes, haverá um incremento ainda maior no número de sócios.
SBP Notícias – Quais são os desafios para a SBP em 2018?
Dr. Cláudio Hoineff – A SBP está absolutamente no caminho que ela se propôs a seguir. O principal desafio é exatamente em continuar nesse trajeto. Estamos passando por crises econômicas e políticas e a entidade cumpre com a tarefa dela, ou seja, buscar a valorização da pediatria e da medicina por meio de todas as ações e atividades. Tenho muito orgulho de estar trabalhando com esse grupo fenomenal. A dra. Luciana é trabalhadora e extremamente conhecedora da pediatria no Brasil. Com ela, há uma diretoria homogênea e ativa. Juntos, todos atuam em prol da SBP, dos médicos e dos pacientes.
PEDCAST SBP: "Introdução de alimentos para os bebês: quando começ...
21/01/2025 , 15:59Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
21/01/2025 , 16:03