#Verificamos: Médica erra ao dizer que não existem internações de crianças por Covid-19

Publicada em 18 de fevereiro de 2022.

Circula no WhatsApp um vídeo no qual a médica Maria Emilia Gadelha Serra critica “mentiras” que supostamente foram ditas durante uma sessão temática no plenário do Senado sobre a eficiência do certificado de vacinação. O evento foi presidido pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE) no dia 14 de fevereiro. Na gravação, a médica afirma que durante a audiência foi possível ouvir “muitos absurdos e mentiras” sobre vacinação e Covid-19 em crianças. Ela usa a expressão “produtos experimentais” para se referir às vacinas e afirma que o dado de que “25% dos casos [de Covid] são de crianças”, dito durante a sessão, é mentira. 

(...) A informação analisada pela Lupa é falsa. Diferentemente do que afirma a médica Maria Emilia Gadelha Serra, não são mentirosos os dados de que as crianças correspondiam a 25% dos casos de Covid-19 em alguns países. 

Ao mencionar essa informação, Serra tirou de contexto a fala do médico pediatra dr. Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e integrante da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), durante sua participação na sessão do Senado sobre certificado de vacinação. Na ocasião, Kfouri defendeu a necessidade de proteger as crianças porque, no começo da pandemia, elas eram, proporcionalmente, a minoria dos casos. Isso porque, à medida que as populações mais velhas são vacinadas, há um deslocamento proporcional dos casos entre os não vacinados. “(…) Elas representavam menos de 1% e hoje representam mais de 20% a 25%, dependendo do país”, disse, naquele dia. 

Leia aqui a matéria completa.