Vice-presidente da Sopepe debate a volta às aulas em evento sobre educação

O vice-presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) e integrante do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Eduardo Jorge Fonseca, participou do I Congresso Estadual Virtual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), abordando o tema “Recomendações sanitárias para a volta às aulas e orientações sobre preparação dos ambientes escolares”. O evento teve transmissão por plataforma de videoconferência, chegando a cerca de três mil acessos.

No encontro virtual, o especialista defendeu que o retorno das aulas, principalmente das crianças do Ensino Fundamental, siga rigorosos protocolos de saúde e segurança sanitária. Ele ainda indicou um prazo médio de 30 dias após a retomada do comércio para que isso aconteça.

“No caso de Pernambuco, o plano do governo estadual tem sido feito em etapas. Mais recentemente, o comércio de rua e os shoppings centers foram autorizados a funcionar com restrições de horários e na quantidade de clientes em atendimento”, observou.

Em sua explanação, dr. Eduardo Jorge defendeu que as aulas presenciais nas escolas não sejam retomadas em julho, com base nos indicadores atuais, que não oferecem a segurança necessária para definir o retorno. “A partir de agosto, se houver um cenário propício, pode ser definida a volta do funcionamento das escolas, que também deve acontecer em etapas, seguindo rigorosamente os protocolos de prevenção contra a Covid-19”, salientou.

*Com informações da Sopepe.