A convite do prefeito Gothardo Lopes Neto, o presidente da SBP, dr. Dioclécio Campos Jr., visitou Volta Redonda, no sul fluminense, dia 25 de abril. Desde janeiro e depois de estudos e da preparação realizada no ano passado, o município inseriu a pediatria e a ginecologia e obstetrícia no Programa Saúde da Família. “Verificamos o aumento da mortalidade infantil e a queda na qualidade do atendimento, manifestada pela insatisfação da população. Também constatamos o aumento crescente da procura dos serviços de urgência e emergência”, explicou a pediatra e secretária de Saúde Neuza Jordão. “Decidimos mudar isso e melhorar a qualidade de vida da população”, disse o prefeito, se referindo ao modelo de PSF pelo qual os pediatras ficam responsáveis pela capacitação dos médicos das unidades e também pelo atendimento de crianças referenciadas. Há profissionais que atendem pelo regime de 40 e também 20 horas semanais, mas a remuneração é sempre proporcional à estabelecida pelo Programa. De um total de 49, 32 equipes de 13 unidades já contam com pediatra, e o objetivo é chegar a 100%.
O prefeito Gothardo Lopes disse também que durante o processo de preparação para a implantação, soube, pela grande imprensa, que a SBP entregara a reivindicação de inclusão da pediatria no PSF ao Governo Federal: “Isso nos deu força. Acreditamos que com o peso político da SBP seria também possível sensibilizar o Governo Federal”, frisou, acrescentando que hoje a contratação dos especialistas é financiada com recursos da própria prefeitura. “Acredito que o investimento em medicina preventiva torna-se barato, na medida em que diminui o grau de complicações hospitalares”, finalizou. Dr. Dioclécio conheceu o Centro Integrado de Saúde José Domingos de Macedo, em Siderlândia, e também a UTI Neonatal do Hospital São João Batista. Na prefeitura, se reuniu também com dirigentes da Saúde do município. Estiveram presentes, além do prefeito e da secretária Neuza Jordão, a coordenadora do PSF, Francine Porto Fraga; o responsável pela Atenção Básica à Saúde e pela Urgência e Emergência, Rodney Gomes; a coordenadora do Programa de Assistência à Maternidade, Criança e Adolescência (Paimca), Rosa Maria de Jesus Silva; a coordenadora de Vigilância à Saúde na Área de programas, Ângela Shachter Guidane; a chefe de Gabinete, Miriane Leal Nogueira – todos da Secretaria Municipal de Saúde, e também o diretor médico do Hospital Municipal Munir Rafful – Hospital do Retiro, Jorge Manes Martins, além da coordenadora da UTI Neonatal do Hospital São João Batista, Adriana Braga. Acompanhe a cobertura completa, na próxima edição do SBP Notícias.
Sociedade Brasileira de Pediatria aponta PSF como referência no país
Município se antecipa à determinação do governo federal e põe pediatras nas equipes do PSF. Leia matéria do Diário do Vale.
Leia também sobre as vitórias anteriores relacionadas ao Programa
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12