Volume 13 da revista Residência Pediátrica já está disponível para leitura

A nova edição da revista Residência Pediátrica (RP), uma das principais publicações científicas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), já está disponível para acesso e download. Neste volume 13, número 3, a RP traz 25 textos em português e inglês, que abordam diferentes aspectos da especialidade.

CLIQUE AQUI E ACESSE A ÍNTEGRA DA REVISTA

 Na publicação, os leitores poderão conferir o caso clínico “Disfonia e estridor em paciente pediátrico”, com relato de um paciente pediátrico internado com quadro de disfonia, estridor e esforço respiratório progressivo, ressaltando os diagnósticos diferenciais e tratamento.

Na seção Artigo Original, a edição apresenta sete estudos, com os títulos: “Injúria renal aguda com terapia renal substitutiva na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria”; “Clinical and epidemiological profile of children and adolescents with hemophilia in a reference center”; “Knowledge and perceptions of acne among adolescents”; “Transição de cuidados numa consulta de pediatria diabetes de um hospital distrital”; “O impacto das variações climáticas na demanda de crianças e adolescentes aos serviços de emergência”; entre outros.

Nesta edição, o Artigo de Revisão apresenta o estudo “Fluxograma para diagnóstico precoce, tratamento e monitorização da deficiência de ferro na criança”, que expõe um protocolo de triagem e acompanhamento do tratamento da anemia ferropriva para sistematizar e organizar o cuidado trazendo melhores resultados para o desenvolvimento da criança. 

Por fim, a seção Relato de Caso traz 17 trabalhos científicos, com abordagens sobre: “Aplasia cutis congenita on the scalp: case report and review of literature”; “Acidente botrópico em paciente pediátrico: relato de caso”; “Diagnóstico tardio de síndrome de deleção 22q11.2 em criança com hipocalcemia sintomática”; “Deficiência de Lipase Ácida Lisossômica (LAL): análise enzimática em papel-filtro como ferramenta diagnóstica em paciente com diagnóstico prévio de doença de Niemann-Pick tipo C”; “ Síndrome de quilomicronemia familiar”; e muitos outros temas.