Voto popular pode ajudar dr. Salmo Raskin a receber prêmio nacional pela excelência de seu trabalho


Dr. Salmo Raskin, secretário do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), está concorrendo ao prêmio Veja-se 2017, organizado pela Editora Abril. Indicado na categoria Saúde, o geneticista foi selecionado por sua atuação no atendimento a pessoas com doenças raras. Ao longo de sua carreira, o pediatra participou do grupo de pesquisadores do Projeto Genoma Humano, ajudou a implantar o teste do pezinho para o diagnóstico da fibrose cística e, ao todo, já atendeu mais de 30 mil pacientes.

Os vencedores serão escolhidos por um corpo de notáveis e pelo voto popular, através do site da revista Veja. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 12 de dezembro, em São Paulo (SP).  Para votar nos candidatos, o interessado em contribuir com a outorga dessa homenagem ao dr Salmo Raskin deve acessar o site da publicação e preencher o formulário respectivo.

PARA VOTAR NO DR SALMO RASKIN, ACESSE O LINK.

Nos últimos anos, além do trabalho clínico, dr Salmo Raskin tem empenhado esforços junto ao poder público para garantir mais direitos aos seus pacientes. “Recentemente, estive no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a judicialização do acesso a medicamentos em casos de doenças raras. Também integro um grupo de trabalho da Câmara do Deputados que buscar organizar o atendimento a pacientes com doenças genéticas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A realidade é que as pessoas são totalmente desamparadas em relação às políticas de saúde. Não têm a menor chance de tratamento digno e muitas não sabem sequer o próprio diagnóstico”, explicou.

O prêmio Veja-se é concedido a brasileiros que desenvolvem atividades inspiradoras e são considerados exemplos em suas áreas de atuação. O objetivo da homenagem é reconhecer e valorizar histórias de cidadãos excepcionais que, muitas vezes, longe dos holofotes, se destacam como agentes de mudança na sociedade.

Além da categoria Saúde, são contempladas personalidades das áreas da Educação, Diversidade, Políticas Públicas, Inovação e Cultura. Os três finalistas de cada categoria são selecionados com base nos seguintes critérios: impacto social, alcance e originalidade de atuação.