Webinar sobre dermatite atópica já está disponível para associados da SBP


Mais um sucesso de público, o webinar “Dermatite atópica na prática para o pediatra: como eu trato”, com a pediatra e presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), dra. Kerstin Taniguchi Abagge, esclareceu as principais dúvidas sobre a doença. O evento online foi realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Mustela.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA LIVE.

“Dermatite atópica é um assunto amplo e essa nossa aula abordará questões práticas. O termo dermatite é amplo: ‘derma’ significa pele e ‘ite’ inflamação. É o sobrenome da dermatite que dirá se é uma dermatite seborreica, de contato, de fraldas ou atópica”, esclareceu a dra. Kerstin ao iniciar sua fala.

Segundo ela, a dermatite atópica – juntamente com a asma, a rinite e a alergia alimentar – forma a alergia. Elas podem estar associadas ou virem de forma isolada. “Essa é a dermatose mais frequente na infância, que acomete até 20% das crianças. As manifestações clínicas vão depender muito da faixa etária em que se encontra o paciente e a etiopatogenia da dermatite atópica é muito complexa”, explicou.

Dra. Kerstin falou ainda sobre os fatores de piora, tais como o clima frio e seco, e as altas temperaturas, devido à transpiração excessiva durante os meses de verão, além de apresentar as formas de tratamento da dermatite atópica.