XV Consoperj: 1º vice-presidente da SBP destaca a importância da união e do papel do pediatra na Atenção Primária

A união entre a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e suas filiadas para a construção de um trabalho coeso e participativo para os pediatras foi destacada pelo 1º vice-presidente da instituição, dr. Edson Ferreira Liberal, nesta quinta-feira (30), durante a abertura do XV Congresso da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Consoperj). O evento acontece na cidade do Rio de Janeiro (RJ) até o próximo sábado (2).

“A tônica da nossa gestão é SBP & Filiadas, que virou inclusive uma marca. Nós, pediatras, devemos nos orgulhar da nossa especialidade, que é a maior do Brasil e a terceira do mundo. Temos que trabalhar para mantermos a nossa sociedade sempre viva”, pontuou

Dr. Edson destacou ainda a alta produção científica da SBP na capacitação dos pediatras e o quanto a instituição tem envidado esforços para se tornar fonte de informação confiável e de referência para a população. “Peço o apoio de vocês para ampliarmos esse contato com as famílias, divulgando nosso site Pediatria para Famílias e os programas audiovisuais Famílias em Pauta e PedCast SBP. São materiais em textos, vídeos e áudios de alta qualidade produzidos pelos nossos Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho”, encorajou.

A inclusão do pediatra na Atenção Primária também foi defendida por dr. Edson. Segundo ele, esse é um desafio que deve ser encarado por todos os pediatras.  “Estivemos recentemente em uma reunião com os secretários de saúde do Conasems, em Brasília, para um início de conversa. Tivemos uma boa receptividade, mas é uma luta permanente”, salientou.

Por mensagem de vídeo, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, parabenizou aos organizadores pelo evento e disse que “se faz presente, juntamente com toda a diretoria executiva da SBP, dando o apoio necessário para esse momento tão importante de troca de conhecimentos entre os congressistas”.

Presidente da Soperj, dr. Claudio Hoineff, ressaltou o processo de polarização na ciência e na política, o negacionismo, a intolerância religiosa e atos terroristas. “A fé na ciência e na humanidade devem prevalecer como único caminho para reverter tamanha situação. Temos o dever de assumir essa responsabilidade”, disse.

Ele também destacou a importância da atuação do pediatra na Atenção Primária e da valorização profissional nas esferas federal, estadual e municipal de saúde. Em seguida, encerrando a solenidade de abertura, o dr. Claudio entregou uma placa em homenagem à dra. Margareth Dalcomo, por sua importante contribuição para a medicina brasileira, especialmente a pediatria.

A mesa solene foi composta pelo presidente da Soperj, dr. Claudio Hoineff, pelo 1º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, pela presidente da Comissão Científica do Congresso, dra. Márcia Fernanda da Costa Carvalho, e pelo representante da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e diretor financeiro da SBP, dr. Sidnei Ferreira.

Fotos: Soperj.