Debates em torno de assuntos inerentes às situações vividas pelos especialistas dedicados à pediatria geral, que diariamente recebem em seus consultórios, postos de saúde e hospitais, crianças e adolescentes em busca de assistência de qualidade e resolutiva, foram a tônica da programação científica do XVI Congresso Catarinense de Pediatria, que ocorreu em Blumenau, nos dias 28 e 29 de setembro.
O Congresso foi organizado pela Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Durante o período, chamou a atenção a qualidade da grade científica, que trouxe discussões sobre quando indicar probióticos, vitamina D e zinco, hormônio do crescimento; o uso de imunoestimulantes em pediatria; as peculiaridades da consulta pediátrica; a puericultura na era digital; a nutrição; a disforia de gênero; os sinais precoces de câncer infantojuvenil; o diagnóstico do autismo; a asma; as infecções de repetição e o calendário vacinal; entre outros temas.
Ao final do Congresso, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da SCP, com encerramento da Gestão 2016-2018, conduzida pelo dr Edson Carvalho de Souza. “Esse evento encerra o ciclo atual da filiada catarinense com mais um êxito, o que nos faz ver nela uma referência para a pediatria brasileira, tendo vista o esforço empreendido na valorização e na integração dos pediatras de toda Santa Catarina”, destacou a presidente da SBP, ao avaliar a mudança.
Durante a AGO foi eleita a nova diretoria da entidade para o período de 2018-2020, que passa a ter como presidente a dra. Rosamaria Medeiros e Silva, que passará a coordenador uma equipe de renomados colegas que “certamente farão com que a SCP se destaque ainda mais no cenário brasileiro de Pediatria”, como disse dra Luciana Rodrigues Silva.
LANÇAMENTOS – Durante a programação do XVI Congresso Catarinense de Pediatria também houve o lançamento de dois livros importantes para a medicina no estado. A obra “Hospital Infantil Joana de Gusmão – PEDIATRIA: Orientação Diagnóstica e Terapêutica" reuniu em 1.400 páginas, 28 Seções, 189 capítulos (escritos por 193 autores, médicos do corpo clínico do hospital) um rico material sobre o exercício da medicina no atendimento aos pacientes pediátricos.
A publicação foi coordenada pelos drs. Denise Bousfield da Silva, presidente do Departamento Científico de Oncologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Murillo Ronald Capella, cirurgião pediátrico; e Nilzete Liberato Bresolin, presidente do DC de Nefrologia da SBP. O prefácio é de autoria da presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva.
Já o livro “Síndrome de Down – Manejo e Atenção Clínica” tem a autoria dos drs. Hamilton Rosendo Fogaça e Maria Cláudia Schmitt Lobe, junto aos acadêmicos da Liga de Pediatria da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Trata-se de um guia prático sobre as principais questões que envolvem a saúde e o bem-estar de portadores de Síndrome de Down, para auxiliar os profissionais da área da saúde no atendimento destes pacientes, envolvendo também temas sociais, éticos e legais.
*(Com informações da Assessoria de Imprensa da SCP)
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
11/11/2024 , 16:20Pediatras promovem live sobre vacinação no adolescente
07/11/2024 , 13:21GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
06/11/2024 , 16:17PRN-SBP capacita mais de 350 profissionais de saúde de Alagoas e ...
06/11/2024 , 16:16PED CAST SBP: "Os cuidados com o bebê prematuro"
04/11/2024 , 18:41SBP lança Diretriz para avaliação e tratamento de dores comuns em...
04/11/2024 , 17:19