MOÇÃO DE APOIO À SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA

Engajamento e luta em favor da criança e do adolescente com isenção e autonomia

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em seus 110 anos de existência, tem se caracterizado por promover saúde e defender os interesses globais relativos à saúde de crianças e adolescentes. A marca SBP, por todas as suas ações e história, sempre demonstrou profundo engajamento e interesse em todas as questões relacionadas à proteção do ato de amamentar.

Dentro dessa visão, uma sociedade científica - com interface nos campos do ensino, desenvolvimento científico, política e, até mesmo das relações com a indústria – o risco de conflito de interesse vem a traduzir uma condição na qual o julgamento profissional, a respeito de interesse primário, tende a ser influenciado indevidamente por um interesse secundário. Em outras palavras, situações deste tipo podem existir, numa relação entre a sociedade e o privado, mas não significa que se tornarão de fato um conflito ou trarão prejuízos para a coletividade.

As relações da SBP com a indústria estão pautadas por transparência e ética. O Programa Jovens Pediatras é um curso remoto, atrelado a uma iniciativa global presente em outros países da América, com o objetivo de ampliar o conhecimento em temas de nutrição. Ele foi estruturado de maneira isenta, tendo sido seu conteúdo aprovado por instâncias científicas, com a participação de profissionais ligados aos Departamentos Científicos da Sociedade.

Todas as aulas foram elaboradas de maneira autônoma, sem interferência da SBP ou da Indústria. Num período de pandemia, onde todo esforço de se transmitir conhecimento qualificado de maneira universal esbarra em aspectos de infraestrutura e/ou recursos econômicos, uma iniciativa de tal proporção merece apoio e está alinhada aos princípios que norteiam a atuação da entidade.

Respeitando-se opiniões externascontrárias às ações da SBP, que certamente desconhecem como estas iniciativas são concebidas, nessa oportunidade se reitera, mais uma vez, a relevância de ações recentes da Sociedade Brasileira de Pediatria que caracterizam bem seu engajamento e de todos os pediatras com a causa do aleitamento. Os fatos presentes bem caracterizam intenções da entidade e dos especialistas, as quais não serão maculadas por observações vazias de conteúdo, sem análises de cenários e objetivos.

Para a SBP e suas filiadas, esse mais de um século de existência contribuiu para a definição de autonomia para trilhar novos rumos, sempre voltados para a proteção da saúde de nossas crianças de maneira global.

Reitere-se ainda que o pediatra é o médico que busca formação e qualificação para promover saúde, prevenir e tratar doenças. Todas suas ações sempre são pautadas nestes princípios, com autonomia de suas ações e análise de cenários presentes de suas necessidades, sempre com respeito às críticas e lembrando que o melhor conhecimento vem da pluralidade.

Brasil, 16 de julho de 2020.

Sociedade Acreana de Pediatria (SAP)

Sociedade Alagoana de Pediatria (SAPAL)

Sociedade Amapaense de Pediatria (SAP)

Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped)

Sociedade Cearense de Pediatria (Socep);

Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF);

Sociedade Espiritossantense de pediatria (SOESPE);

Sociedade Goiana de Pediatria (SGP);

Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA);

Sociedade Matogrossense de Pediatria (Somape)

Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul (SPMS);

Sociedade Paraense de Pediatria (SOPAPE);

Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP);

Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP);

Sociedade de Pediatria do Piauí (Sopepi);

Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj);

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern);

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS);

Sociedade de Pediatria de Rondônia (Sopero);

Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP);

Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP);

Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP);

Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe);

Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP).