Já estamos no Maio Roxo, mês de Conscientização sobre a Doença Inflamatória Intestinal (DII), enfermidade grave que pode também acometer pacientes pediátricos de todas as idades, mesmo que seja mais prevalente em adultos.

Protagonismo na jornada do diagnóstico - A Sociedade Brasileira de Pediatria apoia a campanha e reforça a importância do diagnóstico precoce e da sensibilização da população e de toda comunidade médica. Já imaginou o impacto de quase 26 mil pediatras associados sendo protagonistas nesse movimento em prol da saúde digestiva de crianças e adolescentes? É isso que buscamos.

Quanto antes o paciente for encaminhado para o especialista em Gastroenterologia Pediátrica, maior a chance do êxito no tratamento.

O diagnóstico precoce evita complicações da doença, internações, cirurgias e problemas no desenvolvimento da criança, contribuindo para a qualidade de vida do paciente.


Você deve suspeitar de DII Pediátrica:

  • Se o paciente chegar para a sua avaliação com alguns dos sintomas ou história clínica:
  • Se o paciente apresentar no exame físico alguns dos seguintes sinais:
  • Qual a importância do diagnóstico da DII precoce? Evitar complicações da doença, internações, cirurgias, baixa estatura e melhorar a qualidade de vida do paciente
  • Cerca de 25% de pacientes com DII iniciam seus sintomas na infância
  • Na suspeita diagnóstica, encaminhe o paciente prontamente para o Gastroenterologista Pediátrico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Seja bem vindo para acompanhar o paciente em conjunto!