Educação, informação e disponibilidade de serviços de saúde qualificados representam as ferramentas efetivas para reduzir as taxas de gravidez na adolescência.
A primeira semana de fevereiro é dedicada à conscientização da população sobre as medidas preventivas da gravidez na adolescência e, neste ano, a Sociedade Brasileira de Pediatria lança a campanha “Precisamos falar sobre a prevenção da gravidez na adolescência”, que tem por objetivo chamar a atenção das famílias brasileiras para o tema.
Para alcançar o público-alvo (famílias e adolescentes) a campanha está alicerçada nas redes sociais, e conta com material informativo variado disponibilizado no site Pediatria para Famílias https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/, iniciativa da SBP com foco no público leigo, inclusive com um acervo de perguntas e respostas sobre métodos contraceptivos e adolescência.
Em 2020, a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou documento no qual o tema, tão delicado, era abordado com base em estudos científicos que apontam que a ausência do uso de métodos contraceptivos, a dificuldade de acesso a programas de planejamento familiar e sobretudo a falta de informação adequada e sistematizada para os jovens, têm contribuído para o aumento da gravidez precoce.
A campanha retrata adolescentes com imagens em preto e branco em fundos coloridos, que fazem alusão ao universo próprio dessa faixa etária, como forma de chamar a atenção para a sensibilidade necessária na discussão de temas como sexualidade e direitos reprodutivos.
Para que a campanha alcance seus objetivos, é fundamental contar com o engajamento de todos no compartilhamento deste conteúdo.
Acompanhe nossas redes sociais e ajude a divulgar essa campanha tão importante!
Todos esses materiais estão no nosso Instragram e Facebook!