Manual de Aleitamento Materno
SBP | Luciano Borges Santiago (org.)
O último estudo nacional sobre amamentação, promovido pelo governo em 2008, estimou uma duração mediana do aleitamento materno exclusivo de apenas 54,11 dias, além de prevalências de 23,3% e 9,3% aos 4 e 6 meses, respectivamente, após 30 anos de campanhas governamentais a favor do aleitamento materno.
A fim de aumentar esses índices no Brasil, este Manual de Aleitamento Materno, organizado pelo Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, fundamenta e busca ampliar a ação dos pediatras na orientação das famílias sobre essa prática tão natural quanto vulnerável a interferências socioculturais.
Sobre o organizador:
Luciano Borges Santiago é Especialista em Pediatria pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Mestre e Doutor em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP). Presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SBP. Presidente da Regional de Pediatria de Uberaba, Minas Gerais (filiada à Sociedade Mineira de Pediatria – SMP). Coordenador do Curso de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor Adjunto de Pediatria do Departamento Materno-infantil da UFTM.
Sumário:
1. O leite humano – anatomia e fisiologia da lactação
2. Por que amamentar exclusivamente até 6 meses e manter a amamentação até 2 anos ou mais?
3. Manejo clínico da amamentação com aconselhamento e referência
4. Como oferecer complementos ou suplementos ao bebê
5. Aleitamento materno em situações especiais
6. Programas e políticas de saúde em favor do aleitamento materno
7. Proteção legal do aleitamento materno
8. Aleitamento materno complementado por alimentação saudável e o momento do desmame
9. Aleitamento materno e o uso de tecnologia
10. O banco de leite humano na prática do pediatra
Clique aqui e saiba como adquirir o manual.