Atualizado em 09/julho/2018
Objetivo: ensinar médicos a reanimar e enfermeiros a auxiliar na reanimação em sala de parto do prematuro com idade gestacional inferior a 34 semanas, conforme as condutas do PRN-SBP de 2016.
Descrição: carga horária de 8 horas com 2 aulas teóricas e 4 aulas práticas sobre os problemas mais frequentes relacionados à reanimação do prematuro e os respectivos procedimentos em sala de parto. Nas aulas práticas com manequins para ventilação por máscara e cânula traqueal com acesso umbilical, ventilador mecânico manual em T, cada instrutor credenciado do PRN-SBP ministra o treinamento para o máximo de 8 médicos/enfermeiros.
Locais: os cursos são realizados nas filiadas estaduais da SBP, nas maternidades/instituições SUS ou privadas que prestam assistência ao recém-nascido; Congressos/Simpósios de Pediatria, Perinatologia ou Neonatologia.
Pré-requisito para inscrição: aprovação no Curso de Reanimação Neonatal da SBP – diretrizes 2016 (informação disponível em www.sbp.com.br/reanimação - certificados)
Inscrição: Clique aqui para conhecer os endereços das Sociedades Estaduais e entrar em contato com os instrutores credenciados nas 27 filiadas da SBP.
Material didático:
Documento Científico: Reanimação do recém-nascido <34 semanas em sala de parto: Diretrizes 2016 da Sociedade Brasileira de Pediatria
Manual disponível na Secretaria do PRN-SBP (11-3068.8595) ou [email protected]
Manual de Reanimação Neonatal da Academia Americana de Pediatria 7ª edição português: 2018
Programa: A carga horária de 8 horas pode ser dividida em 2 períodos de 4 horas ou 4 períodos de 2 horas.
Certificado de aprovação: fornecido pelo PRN-SBP se presença integral no curso, nota mínima de 80% no pós-teste e nota mínima de 90% nas atividades práticas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE - Normatização técnica da capacitação de profissionais médicos e de enfermagem em reanimação neonatal para atenção a recém-nascido no momento do nascimento.
PORTARIA No 371/2014 SAS/MS - 08/05/2014
NOTA TÉCNICA No 16/2014 CRIALM/DAPES/SAS/MS -13/06/2014