O primeiro Agosto Dourado entrará para a história da amamentação no Brasil. A Sociedade Brasileira de Pediatria e as suas filiadas nos estados realizaram uma grande campanha em todo o País em prol do aleitamento materno. O resultado pode ser medido numa série de ações de promoção e de fortalecimento da prática do aleitamento materno. Nesta edição do SBP AmamentAÇÃO, confira uma síntese das principais atividades realizadas no período para estimular a prática da amamentação.
VEJA COMO FOI O AGOSTO DOURADO DA SBP E DE SUAS FILIADAS
COMPARTILHAR INFORMAÇÕES – Uma preocupação da SBP e das filiadas foi dividir com os médicos e a população, em geral, dados como científicos e epidemiológicos, de forma simplificada. Ao ampliar o acesso às informações, de maneira didática, reforçou-se o papel do aleitamento na vida das crianças e das mulheres. Por outro lado, as pílulas de informação, na forma de cards para os meios digitais, foram produzidas e distribuídas todos os dias de agosto por meio das 31 razões para amamentar.
ACESSE OS CARDS SOBRE AMAMENTAÇÃO PRODUZIDOS PELA SBP
No campo do conhecimento, a SBP ofereceu aos médicos e à população quatro novos documentos científicos, produzidos pelo seu Departamento de Aleitamento Materno, com informações atualizadas e relevantes para o apoio e o estímulo a essa prática. De forma complementar, também foram produzidos, em agosto desse ano, duas novas edições do boletim SBP AmamentAÇÃO, com conteúdos específicos sobre o tema, como sínteses de artigos e outros tópicos de interesse.
AÇÕES DAS FILIADAS – Por todo o País, dezenas de atividades marcaram os primeiros dias do Agosto Dourado, mês dedicado ao estímulo à amamentação. As filiadas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) marcaram presença nesta grande festa cívica e de compromisso com a saúde. De Norte a Sul, houve debates, rodas de conversa, palestras, ações de sensibilização e que chamaram a atenção dos brasileiros para o tema.
CONFIRA AQUI AS AÇÕES REALIZADAS PELAS FILIADAS DA SBP.
CAMPO POLÍTICO – Na esfera política, a SBP fez um corpo-a-corpo junto aos tomadores de decisão, de diferentes setores – governos, Congresso Nacional, Poder Judiciário, segmento empresarial, sindicatos, associações – pedindo a criação de condições para que a mulher possa amamentar seu filho. Uma das preocupações é que sejam oferecidos ambientes adequados, em especial nos locais de trabalho. Além disso, a SBP quer apoio à mudança na legislação para que seja ampliado o período de licença-maternidade, o que possibilitaria à mulher praticar o aleitamento de seu filho.
Em paralelo às ações coordenadas diretamente pela SBP, a entidade também deu seu apoio institucional à campanha da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2017, cujo tema desse ano foi “Trabalhar juntos para o bem comum”. No Brasil, a iniciativa foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde com lançamento no dia 4 de agosto, em Curitiba (PR), e contou com a participação da presidente da SBP, dra. Luciana Silva. Na ocasião, ela cobrou do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a adoção de medidas de governo que ampliem e qualifiquem o acesso de crianças e adolescentes à assistência na rede pública, de forma geral.
CLIQUE AQUI E SAIBA TUDO SOBRE O EVENTO SMAM 2017 EM CURITIBA.