Atualize-se com Documentos Científicos

O Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP preparou quatro documentos científicos para atualizar os pediatras sobre diferentes temas ligados à amamentação. Veja os temas abordados.

1. Doenças maternas infecciosas e amamentação (publicado em 1/8/17) – O leite materno é a forma mais completa de nutrição dos lactentes, incluindo os recém-nascidos pré-termo. No entanto, existe um número limitado de doenças infecciosas maternas em que a amamentação está contraindicada, como na infecção pelo HIV-1, HIV-2, HTLV-1 e HTLV-2 (em países como o Brasil). Em outras doenças infecciosas, intervenções preventivas podem ser tomadas com o intuito de garantir a manutenção do aleitamento materno, como o uso de imunoglobulina sérica, vacinação ou medicação antimicrobiana profilática. A avaliação caso a caso pode ajudar o médico a decidir a melhor conduta, sem a interrupção desnecessária do aleitamento materno.  Clique aqui para acessar o documento produzido pelo DC de Aleitamento Materno da SBP.  

2.  Uso da chupeta em crianças amamentadas: pós e contras  (publicado em 8/8/17)– É possível afirmar que o uso de chupeta pode ser considerado um dos fatores de risco à manutenção da amamentação, passível de modificação. Neste sentido, os profissionais de saúde devem fornecer informações claras e embasadas cientificamente sobre os prós e contras o uso de chupeta em crianças amamentadas, para que os pais se sintam seguros para fazer suas próprias opções. Clique aqui para acessar o documento produzido pelo DC de Aleitamento Materno da SBP.  

3. Uso de medicamentos e outras substâncias pela mulher durante a amamentação (previsto para 15/8/17) – A terapia medicamentosa é, na grande maioria das vezes, compatível com a amamentação. Assim, raramente o desmame deve ser indicado por causa do uso de medicamento pela nutriz. É inaceitável que o médico indique o desmame meramente por desconhecimento acerca da segurança do medicamento para uso na lactação, privando a criança e a mãe dos efeitos positivos da amamentação sobre sua saúde. Os riscos da alimentação da criança pequena com fórmulas infantis são significativos e não devem ser banalizados. Clique aqui para acessar o documento produzido pelo DC de Aleitamento Materno da SBP.  

4. Uso e abuso de fórmulas na maternidade (previsto para 22/8/17)– A indicação de suplemento lácteo para recém-nascidos sadios a termo na maternidade ou após a alta deve ser tomada pesando-se os riscos e os benefícios dessa conduta, evitando-se toda e qualquer suplementação desnecessária. Para tanto, é necessário o conhecimento por parte do pediatra dos critérios e possíveis indicações do suplemento lácteo.  Clique aqui para acessar o documento produzido pelo DC de Aleitamento Materno da SBP.