“Trabalhar juntos para o bem comum”


Dra. Graciete Vieira, secretária do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).  

SBP AmamentAÇÃO – A Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) definiu que, este ano, a SMAM deve discutir como a sociedade, em especial os médicos e outros profissionais de saúde, podem trabalhar juntos na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Como o pediatra pode contribuir para que o objetivo da campanha deste ano possa ser alcançado?

Dra. Graciete Vieira – Uma importante contribuição do pediatra é o reconhecimento do seu papel e de sua conscientização quanto à diferença que ele pode exercer no incentivo ao aleitamento materno, orientação de práticas alimentares saudáveis e na prevenção do desmame precoce. Além de poder defender o direito das mulheres que amamentam e o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno. 

SBP AM – O que a senhora destacaria como contribuição do pediatra na campanha deste ano? 

GV – Uma importante contribuição dos pediatras, além do apoio e divulgação das medidas empreendidas pela SBP, pode ser tanto no cunho coletivo quanto no individual, pois podemos promover, apoiar e incentivar o aleitamento materno no exercício de nossa profissão, nos diversos contatos com as mães, avós, familiares, outros profissionais de saúde e a imprensa. A omissão dos pediatras nessas ações pode representar oportunidades perdidas de divulgar os benefícios do aleitamento materno. 

SBP AM – Qual o papel do pediatra no incentivo ao aleitamento materno? 

GV – O pediatra, no seu contato diário com as mães, deve incentivar e apoiar o aleitamento materno, mediante a realização de observação da mamada e do fornecimento de informações claras para as mães e familiares sobre as vantagens e superioridade do leite materno, para que essas possam tomar decisão segura e informada quanto a melhor alimentação dos seus filhos. E, assim evitar a introdução desnecessária de alimentos complementares e interrupção precoce do aleitamento materno. 

SBP AM – “Trabalhar juntos para o bem comum” é a frase da campanha que o Ministério da Saúde e a SBP lançarão na SMAM. A sra. gostaria de comentar as ações propostas pela SBP para o sucesso da campanha? 

GV – A SBP, além de trabalhar em parceria com o Ministério da Saúde nas ações de promoção da SMAM, irá realizar outras ações como a publicação semanal de documentos científicos sobre temas de atualização de aleitamento materno. Realizará também a divulgação diária de 31 razões para as mães amamentarem, embasadas em evidências científicas de estudos de metanálise e de revisões sistemáticas de literatura. As filiadas da SBP também desenvolverão, em todos os Estados, ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Em verdade, será desenvolvida uma rede eventos não só durante a SMAM, como também durante o Mês Dourado do Aleitamento Materno. 

SBP AM – De todas as vantagens do aleitamento materno qual a senhora destacaria como a de maior importância para os pediatras?

GV – É uma questão difícil de responder diante das inúmeras vantagens do aleitamento materno para a saúde da criança e da mulher. Mas, como pediatra, eu destacaria as evidências de que a amamentação é a estratégia, isolada, de maior impacto na sobrevida de crianças, capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de cinco anos em todo o mundo, por doenças preveníeis. Esta evidência já é suficiente para que cada pediatra promova, proteja, incentive, e apoie o aleitamento materno, diante de seu compromisso com a saúde da criança.